2 de Abril – Dia Mundial da Consciencialização do Autismo
Em Dezembro de 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 2 de Abril como sendo o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo (World Autism Awareness Day). A comemoração deste dia pretende promover uma maior compreensão do autismo e uma melhor inclusão dos indivíduos com esta problemática na sociedade, que se repercutirá numa melhor qualidade de vida das pessoas com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). Desde que a data foi instituída, todos os anos, no dia 2 de Abril, se promovem eventos com o intuito de sensibilizar o planeta para esta temática. O azul foi a cor estabelecida para representar o autismo. Por isso, no dia 2 de Abril, em todo o mundo, se iluminam monumentos e se vestem roupas azuis.
Vamos também nós contribuir para esta causa. Dia 2 de Abril vamos vestir uma peça de roupa azul, vamos acender uma vela azul. Estima-se que existam 70 milhões de autistas em todo o mundo e 70 mil em Portugal. Não vamos ficar indiferentes!!!
O Autismo é uma perturbação do neuro-desenvolvimento que compromete as áreas da Interação Social, Comunicação e Comportamento. A gravidade da perturbação e as suas características diferem, pelo que se fala, atualmente, em Perturbações do Espetro do Autismo (PEA). Algumas caraterísticas que podem observar-se:
· dificuldades no relacionamento com pessoas e objetos; · uso desapropriado de brinquedos e objetos; · incapacidade de estabelecer interações sociais com adultos e com outras crianças; · incapacidade de ter consciência do outro; · dificuldades no contacto visual; · incapacidade em receber afetividade; · intolerância no contacto físico; · intolerância à mudança e dependência de rotinas; · comportamentos compulsivos e ritualísticos; · comportamentos de auto-estimulação; · comportamentos que originam danos físicos a si próprio; · hiper ou hipo sensibilidade a determinados estímulos sensoriais; · momentos de cólera injustificados; · comportamentos violentos para com os outros; · dificuldade ou incapacidade de comunicar; · vocalizações não relacionadas com a fala; · ecolália; · ecolália retadarda; · preocupação com as mãos. |
Presentemente, as PEA incluem: - Autismo Clássico ou Síndrome de Kanner; - Síndrome de Asperger (apresenta maior empatia e QI mais elevado e com melhores aptidões verbais que o Autismo Clássico); - Perturbação Desintegrativa da Segunda Infância (nesta quadro, a criança apresenta um desenvolvimento normal no início da sua vida e só após os 2-4 anos de idade é que, de forma gradual, surgem sintomas autistas graves); - Perturbação global do desenvolvimento sem outra especificação (Autismo Atípico); - Síndrome de Rett. |
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