18 setembro, 2014

O Londrino Stephen Wiltshire tem um dom absolutamente extraordinário. É capaz de  memorizar paisagens em alguns minutos para depois as desenhar com a precisão de uma lente fotográfica. As grandes cidades são as suas preferidas.
Desde tenra idade Stephen recusava-se a falar e a relacionar-se com os outros e aos três anos confirmou-se o diagnóstico de autismo. Por essa altura  já desenhava intensamente e o seu talento permitiu-lhe expressar-se e comunicar. Ele próprio criou uma série de 26 imagens que o auxiliavam a comunicar uma vez que todas elas correspondiam a uma letra do alfabeto. 
Na escola encorajavam-no a falar tirando-lhe temporariamente o seu material de desenho. A sua primeira palavra foi "papel". Com sete anos a imprensa nacional já nutria interesse pelos seus desenhos e foi com essa idade que vendeu o primeiro desenho.
Stephen matriculou-se num curso de três anos na prestigiada  "City and Guilds of London Art School ", onde estudou pintura e desenho, tendo mais tarde obtido uma pós graduação em Pintura e Desenho.
Em 2006 recebeu a Ordem do Império Britânico pelos serviços prestados à Arte, o que lhe permitiu abrir a sua própria galeria em Londres.






Este desenho panorâmico de Nova Iorque foi efectuado após ter sobrevoado, de helicóptero, a zona apenas durante 20 minutos. Nele estão registados todos os edifícios emblemáticos. Usa apenas canetas para desenho.




Londres

Sem comentários: