Dia Mundial da Consciencialização do Autismo
World Autism Awareness Day
Journée mondiale de sensibilisation à l'autisme
Мир информации о проблеме аутизма день
Giornata mondiale per la consapevolezza dell'autismo
Giornata mondiale per la consapevolezza dell'autismo
יום מודעות העולמי אוטיזם
Día
Mundial de Concienciación sobre el Autismo
Welt-Autismus-Tag
Neste dia, muitas cidades em todo o mundo iluminam os seus edifícios de azul juntando-se assim a esta efeméride.
Este dia foi criado pela ONU, em 18 de Dezembro de
2007 , com o propósito de aumentar a consciencialização sobre as pessoas,
especialmente crianças, com esta perturbação e sublinhar a necessidade de
ajudar a melhorar as suas vidas.
A proposta partiu da organização norte americana "Autism
Speaks", com o apoio do embaixador do Qatar.
Foi em 1943 que, Leo Kanner chamou a
atenção, pela primeira vez, para um grupo de crianças que revelava isolamento
social, alterações da fala e necessidade imperiosa de manutenção da rotina.
Em termos clínicos, os sintomas
podem estar presentes desde o nascimento (70% dos casos) ou surgirem antes dos
três anos de idade numa criança que, até então, teve um desenvolvimento aparentemente
normal (30% dos casos). A criança apresenta‑se desligada do meio e não responde ao seu
nome. Não retribui um sorriso e faz pouco contato com o olhar. É capaz de ficar
muito tempo sozinha e só procura os outros quando precisa de algo.
O importante é a necessidade de
manter uma rotina. Um autista demonstra grande desconforto perante mudanças no seu
dia‑a‑dia, mesmo as
mais simples como por exemplo, uma simples troca de lugar na sua sala.
Apresenta, frequentemente,
interesses e manias pouco comuns. Demonstra grande atração por objetos que giram
e escolhe como “brinquedo preferido” coisas invulgares como cordéis ou caixas de
papelão. Manipula estes objetos de forma extremamente repetitiva ( alinhando
objetos ou colocando e retirando algo de uma caixa),podendo permanecer assim
durante horas, se a deixarem.
Outro sintoma de grande impacto
na vida dos portadores de autismo é a hipersensibilidade sensorial: os sons doem nos seus ouvidos e um simples toque no corpo pode ser desconfortável.
É frequente não conseguirem processar
diferentes estímulos sensoriais ao mesmo tempo, ou seja, se estiverem muito
atentos a algum estímulo visual, não conseguirão ouvir uma uma pessoa ou uma música .
Já a memória visual costuma ser
um ponto forte nas pessoas portadoras de autismo.
Embora não haja um
tratamento que cure o autismo, sabe‑se que algumas técnicas
comportamentais e educacionais trazem alguns benefícios quando iniciadas
precocemente.
É fundamental
que a criança com autismo viva num ambiente estruturado, no qual as regras
devem ser claras e explicadas constantemente.
A criança precisa saber o que se espera dela, pelo que deve ser preparada para modificações na sua rotina. Reduzir o
número de fatores inesperados no seu dia‑a‑dia é, por isso, absolutamente necessário, já que o imprevisível causa,muitas vezes, uma birra.
2 comentários:
http://www.publico.pt/ciencia/noticia/factores-geneticos-so-explicam-em-50-as-causas-de-autismo-segundo-estudo-1634613
interessante.
http://www.publico.pt/ciencia/noticia/descoberto-gatilho-da-forma-mais-comum-de-atraso-mental-e-autismo-1626468
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