Os livros infantis podem ser lidos e apreciados por pessoas de todas as idades.
A linguagem e ilustrações transmitem mensagens que
transcendem todas as idades.
Ler alto às crianças promove o aumento do léxico, a percepção
da escrita, a consciência fonológica e a aprendizagem de conceitos.
Estimula, também, o desenvolvimento de capacidades sociais e emocionais, o
conhecimento do mundo e, fortalece a ligação entre a criança/ aluno e o
adulto/ professor.
As crianças com necessidade educativas especiais também
beneficiam da leitura em voz alta, mas poderá ser necessário proceder-se a
alterações no espaço, reduzindo factores distratores e ruído intenso ( que para
as crianças autistas pode ser também um tom de voz alto).
Só deverá falar uma pessoa de cada vez e todas as crianças deverão ter “o seu lugar ”. O mobiliário deverá ter o tamanho
apropriado e, se necessário, deverá ser adaptado.
Como estratégias a adotar para alunos com necessidades educativas é importante escolher um livro que
contenha uma história com a duração apropriada. O estabelecimento de regras é fundamental, bem como garantir
a participação e o envolvimento. O grupo de alunos deverá ser
reduzido para que todos possam usufruir
em igualdade de circunstâncias.
Planear o tempo de leitura é importante. A duração da
história deve ser curta e a qualidade tem necessariamente que se sobrepor à quantidade. A leitura
deverá ser terminada quando se verificar que a maioria das crianças perdeu o interesse pela história.
O ambiente deverá ser previsível, pelo que se deverá
insistir no cumprimento das regras preestabelecidas e no cumprimento
das consequências se estas forem quebradas.
No entanto, as regras deverão ser poucas e deverão ser revistas antes de cada sessão de leitura.
Os livros deverão captar o interesse da criança e para isso esta deverá ser
encorajada a participar.
O leitor poderá levar o aluno "a mergulhar" no enredo:
interrogando,
explorando com ele as imagens e cores,
cantando canções,
solicitando a imitação de gestos ou a repetição frases curtas,
usando o seu nome na história.
Ler deverá ser uma experiência interativa divertida quer para o professor quer para o aluno.
Ler deverá ser uma experiência interativa divertida quer para o professor quer para o aluno.
É preciso aprender a mexer nos livros carinhosamente
e a
folheá-los com cuidado.
Nós gostamos de enredos leves...divertidos e... muito
coloridos.
A todos os leitores um Bom ano!
Sem comentários:
Enviar um comentário