23 março, 2011

As Unidades de Ensino Estruturado (UEE)

As  Unidades de Ensino Estruturado (UEE)
As Unidades de Ensino Estruturado para alunos  com Perturbação do Espectro do Autismo (UEE) constituem uma resposta educativa especializada e são implementadas em escolas ou agrupamentos de escola onde se verifique um grupo de alunos com perturbações enquadráveis nesta problemática (ponto 1, artigo 25º, Decreto-Lei nº 3/2008).
No ponto 3, do artigo 25º, do Decreto-Lei nº 3/2008 estão definidos os objectivos destas Unidades. São eles:
a)      Promover a participação dos alunos com perturbações do espectro do autismo nas actividades curriculares e de enriquecimento curricular junto dos pares da turma a que pertencem;
b)      Implementar e desenvolver um modelo de ensino estruturado o qual consiste na aplicação de um conjunto de princípios e estratégias que, com base em informação visual, promovam a organização do espaço, do tempo, dos materiais e das actividades;
c)       Aplicar e desenvolver metodologias de intervenção interdisciplinares que, com base no modelo de ensino estruturado, facilitem os processos de aprendizagem, de autonomia e de adaptação ao contexto escolar;
d)      Proceder às adequações curriculares necessárias;
e)      Organizar o processo de transição para a vida pós-escolar;
f)       Adoptar opções educativas flexíveis, de carácter individual e dinâmico, pressupondo uma avaliação constante do processo de ensino e de aprendizagem do aluno e o regular envolvimento e participação da família.
(Decreto-Lei nº 3/2008, artigo 25º, ponto 3)

As Unidades de Ensino Estruturado destinam-se a apoiar a educação de todos os alunos que apresentem perturbações enquadráveis no espectro, independentemente do grau de severidade ou de manifestarem outras perturbações associadas.
O ensino estruturado consiste num dos aspectos pedagógicos mais importantes do modelo TEACCH. O modelo TEACCH surgiu na sequência de um projecto de investigação que se destinava a ensinar aos pais técnicas comportamentais e métodos de educação especial que respondessem às necessidades dos seus filhos com autismo. O Programa TEACCH (Tratamento e Educação de Crianças com Autismo e Problemas de Comunicação Relacionada) foi criado em 1971, por Eric Shopler e pelos seus colaboradores da Universidade de Chapel Hill, na Carolina do Norte.
TEACCH é um modelo de ensino que através de uma “estrutura externa”, organização de espaço, materiais e actividades, permite criar mentalmente “estruturas internas” que devem ser transformadas pela própria criança em “estratégias” e, mais tarde, automatizadas de modo a funcionar fora da sala de aula, em ambientes menos estruturados.  A organização do meio ambiente é uma das prioridades do ensino estruturado, assim como as rotinas de horário e de trabalho.

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