As Unidades de Ensino Estruturado (UEE)
As Unidades de Ensino Estruturado para alunos com Perturbação do Espectro do Autismo (UEE) constituem uma resposta educativa especializada e são implementadas em escolas ou agrupamentos de escola onde se verifique um grupo de alunos com perturbações enquadráveis nesta problemática (ponto 1, artigo 25º, Decreto-Lei nº 3/2008).
No ponto 3, do artigo 25º, do Decreto-Lei nº 3/2008 estão definidos os objectivos destas Unidades. São eles:
a) Promover a participação dos alunos com perturbações do espectro do autismo nas actividades curriculares e de enriquecimento curricular junto dos pares da turma a que pertencem;
b) Implementar e desenvolver um modelo de ensino estruturado o qual consiste na aplicação de um conjunto de princípios e estratégias que, com base em informação visual, promovam a organização do espaço, do tempo, dos materiais e das actividades;
c) Aplicar e desenvolver metodologias de intervenção interdisciplinares que, com base no modelo de ensino estruturado, facilitem os processos de aprendizagem, de autonomia e de adaptação ao contexto escolar;
d) Proceder às adequações curriculares necessárias;
e) Organizar o processo de transição para a vida pós-escolar;
f) Adoptar opções educativas flexíveis, de carácter individual e dinâmico, pressupondo uma avaliação constante do processo de ensino e de aprendizagem do aluno e o regular envolvimento e participação da família.
(Decreto-Lei nº 3/2008, artigo 25º, ponto 3)
As Unidades de Ensino Estruturado destinam-se a apoiar a educação de todos os alunos que apresentem perturbações enquadráveis no espectro, independentemente do grau de severidade ou de manifestarem outras perturbações associadas.
O ensino estruturado consiste num dos aspectos pedagógicos mais importantes do modelo TEACCH. O modelo TEACCH surgiu na sequência de um projecto de investigação que se destinava a ensinar aos pais técnicas comportamentais e métodos de educação especial que respondessem às necessidades dos seus filhos com autismo. O Programa TEACCH (Tratamento e Educação de Crianças com Autismo e Problemas de Comunicação Relacionada) foi criado em 1971, por Eric Shopler e pelos seus colaboradores da Universidade de Chapel Hill, na Carolina do Norte.
TEACCH é um modelo de ensino que através de uma “estrutura externa”, organização de espaço, materiais e actividades, permite criar mentalmente “estruturas internas” que devem ser transformadas pela própria criança em “estratégias” e, mais tarde, automatizadas de modo a funcionar fora da sala de aula, em ambientes menos estruturados. A organização do meio ambiente é uma das prioridades do ensino estruturado, assim como as rotinas de horário e de trabalho.
Sem comentários:
Enviar um comentário