23 março, 2011

O Autismo

O Autismo

Segundo vários autores, tais como Garcia & Rodriguez (1997), definir autismo não é fácil. Vários têm sido os estudos realizados e várias foram já as revisões ao termo. A primeira definição de autismo surge em 1943, pelas mãos do psiquiatra pediátrico Leo Kanner.
O New Lexicon Webster’s Encyclopedic Dictionary (1991) define autismo como uma desordem psiquiátrica em que o indivíduo se recolhe dentro de si próprio, não responde a factores externos e apresenta-se indiferente em relação aos outros indivíduos ou a acontecimentos exteriores a ele. Por seu lado, a Sociedade Americana de Autismo (Autism Society of América) apresenta o autismo como “uma desordem desenvolvimental vitalícia com perturbações em competências físicas, sociais e de linguagem”.
Convém, ainda, esclarecermos que, como refere Wing (1988, cit. in Marques, 2000), o quadro do autismo pode variar bastante, tendo proposto, este autor, a introdução do conceito «Espectro do Autismo».
Wing (1996) refere que as Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) se caracterizam por uma tríade clínica de perturbações que afectam as áreas da comunicação, interacção social e comportamento.

Algumas características do Autismo


· dificuldades no relacionamento com pessoas e objectos;
· uso desapropriado de brinquedos e objectos;
· incapacidade de estabelecer interacções sociais com adultos e com outras crianças;
· incapacidade de ter consciência do outro;
· dificuldades no contacto visual;
· incapacidade em receber afectividade;
· intolerância no contacto físico;
· intolerância à mudança e dependência de rotinas;
· comportamentos compulsivos e ritualísticos;
· comportamentos de auto-estimulação;
· comportamentos que originam danos físicos a si próprio;
· hiper ou hipo sensibilidade a determinados estímulos sensoriais;
· momentos de cólera injustificados;
· comportamentos violentos para com os outros;
· dificuldade ou incapacidade de comunicar;
· vocalizações não relacionadas com a fala;
· ecolália;
· ecolália retadarda;
· preocupação com as mãos.

In Nielsen (1999)
Segundo Peeters & Gillberg (1995, cit. in Marques, 2000), existe um núcleo central de perturbações e características comuns a um conjunto de patologias com uma intensidade e severidade variável.
Presentemente, as PEA incluem:
- Autismo Clássico ou Síndrome de Kanner;
- Síndrome de Asperger (apresenta maior empatia e QI mais elevado e com melhores aptidões verbais que o Autismo Clássico);
- Perturbação Desintegrativa da Segunda Infância (nesta quadro, a criança apresenta um desenvolvimento normal no início da sua vida e só após os 2-4 anos de idade é que, de forma gradual, surgem sintomas autistas graves);
            - Perturbação global do desenvolvimento sem outra especificação (Autismo Atípico);
- Síndrome de Rett.

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