23 março, 2011

A UEE do Agrupamento de Escolas da Sertã

A UEE do Agrupamento de Escolas da Sertã
No ano lectivo 2005/2006, o nosso Agrupamento, abraçando uma iniciativa da ECAE (Equipa de Coordenação dos Apoios Educativos) criou uma Sala Teacch que, entretanto, respeitando o ponto 1, do artigo 25º, do Decreto-Lei nº 3/2008, foi convertida em Unidade de Ensino Estruturado.
Actualmente, a nossa UEE é frequentada por 4 crianças, com idades compreendidas entre os 5 e os 11 anos de idade. Estas crianças são oriundas não só do concelho da Sertã mas também de concelhos limítrofes (Vila de Rei e Pedrógão Grande). Recebem apoio na UEE de uma equipa composta por 2 professoras de Educação Especial (1 a tempo inteiro, outra a tempo parcial) e 2 assistentes operacionais. Beneficiam, ainda, do trabalho desenvolvido pela Terapeuta da Fala.

A nossa UEE dispõe dos seguintes espaços:
- Área de Transição;
- Área de Reunião;
- Área de Trabalhar em Grupo;
- Área de Aprender;
- Área de Trabalhar;
- Área do Computador;
- Área de Brincar.


Legenda:

ü ÁREA DE TRANSIÇÃO                                         ü ÁREA DE REUNIÃO
ü ÁREA DE TRABALHAR EM GRUPO                    ü ÁREA DE APRENDER
ü ÁREA DE TRABALHAR                                        ü ÁREA DO COMPUTADOR
ü ÁREA DE BRINCAR



Área de Transição
A Área de Transição encontra-se logo à entrada da sala e é aí que fica definido o horário que cada criança terá que cumprir nesse dia. No horário podem usar-se fotografias, desenhos, pictogramas, … dependendo do nível de compreensão da criança.
Esta área permite:
· Adquirir a noção de sequência temporal;
· Esclarecer o “onde”, o “quando” e “o quê”;
· Desenvolver a autonomia;
· Facilitar a compreensão de ordens verbais;
· Prevenir a resistência à mudança;
· Prevenir problemas de comportamento.


Área de Reunião
A Área de Reunião é um espaço amplo, onde existem cadeiras (cada uma identificada com o nome da criança), dispostas em semi-círculo e um quadro ou placard. A reunião é feita preferencialmente de manhã e todas as crianças estão presentes. Dão-se as boas vindas, conversa-se sobre o calendário, sobre o tempo, sobre determinados assuntos, ouvem-se histórias, canta-se, …
Nesta área pretende-se:
 · Desenvolver a comunicação;                                                          
 · Desenvolver a interacção social;
 · Explorar objectos, imagens, sons, calendário, tempo ...;
 · Aprender canções;
         · Aprender a escolher.


Área de Aprender
        A Área de Aprender situa-se num espaço bastante recolhido da sala, livre de estímulos, e é aí que o professor com cada criança, individualmente, treina as competências e as novas aprendizagens. Neste local existe um plano de actividades, que a criança deverá cumprir. O plano de actividades dá à criança uma noção concreta do que fazer e do saber o que fará a seguir.
 Este espaço tem como objectivos:
· Aprender conteúdos, de forma individualizada (é o chamado ensino 1:1);
· Melhorar a atenção e a concentração.


Área de Trabalhar
Os Gabinetes de Trabalho Individual (cada criança tem o seu gabinete, devidamente identificado com o nome) são os locais onde a criança realiza as tarefas que treinou anteriormente na área do aprender e que já consegue realizar sozinha. Aí, a criança segue um plano de actividades (tal como na área de aprender), que lhe indica quais as tarefas a realizar.
Os objectivos desta área são:
· Trabalhar autonomamente;
· Desenvolver as rotinas.


Área de Trabalhar em Grupo
Quando se pretende desenvolver uma actividade com vista à participação de todas as crianças (trabalho de expressão plástica, jogo, …) usa-se o espaço de Trabalhar em Grupo. É também aqui que se transmite à criança o sentido da partilha. 
Os principais objectivos desta área são:
· Desenvolver a interacção social;
· Realizar construções, pinturas, jogos;
· Partilhar os materiais.


Área do Computador
Na Área do Computador, a criança pode realizar jogos didácticos ou outras actividades adequadas ao seu perfil de competências.
Os objectivos desta área são:
· Consolidar aprendizagens;
· Desenvolver a autonomia;
· Desenvolver a atenção e a concentração;
· Servir como reforço;
· Desenvolver a coordenação óculo-manual.


Área de Brincar
Esta é uma área onde a criança pode brincar livremente ou seguindo uma orientação. Tem, ainda, um espaço para relaxar. Esta área pretende ajudar a criança autista a superar algumas dificuldades apresentadas, tais como: problemas na interacção social, dificuldades em imitar e dificuldades na exploração do meio. Aqui, a brincadeira poderá ser livre ou orientada por um adulto. Assim, dadas as limitações ao nível da imaginação das crianças autistas, o brincar deverá ser, em certas situações, estruturado e dirigido para que a criança possa estabelecer relações de causa-consequência que levem ao desejo de querer repetir essas experiências.
Os objectivos desta área são:          
· Brincar;
· Aprender a brincar;
· Relaxar;
· Ocupar os momentos de espera.

Sem comentários: